sábado, 6 de abril de 2013

PLANO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA 2013



E.E.B. SÃO MIGUEL – SÃO MIGUEL DO OESTE – SC
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
PROFESSORA: LÚCIA MÜLLER
ENSINO MÉDIO: 2º ANO
ANO: 2013

Plano de ensino e aprendizagem

1.Justificativa

A compreensão da língua portuguesa como geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade deve estar sempre presente no ato de elaboração de qualquer proposta de trabalho para as aulas de língua portuguesa, bem como a ideia de que a literatura é portadora de história, valores sociais e humanos. Um trabalho de acordo com essas concepções  garantirá aos alunos uma formação linguística escolar que permitirá ao indivíduo organizar seu discurso em qualquer situação comunicativa, bem como interagir na sociedade, através de suas práticas sociais.

2. Objetivos

2. 1. Objetivos gerais

  • Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.

  • Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar.

  • Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção  e recepção.

  • Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.



2. 2. Objetivos específicos


  • Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de
caracterização dos sistemas de comunicação.

  • Recorrer aos conhecimentos sobre as linguagens dos sistemas de comunicação e
informação para resolver problemas sociais.

  • Estabelecer  relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando
aspectos do contexto histórico, social e político.

  • Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção[i]
do texto literário.

  • Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no
patrimônio literário nacional.

  • Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a
organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.

  • Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas
de interlocução.

  • Reconhecer a importância do patrimônio linguístico para a preservação da memória
e da identidade nacional.

  • Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais
utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos.

  • Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.

  • Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público alvo,
pela análise dos procedimentos argumentativos utilizados.

  • Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento
do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.

  • Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam
as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

  • Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social.

  • Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações
de comunicação.


               CONTEÚDOS
               2º ANO – ENSINO MÉDIO INOVADOR
1º BIMESTRE
  • Leitura e produção de textos dissertativo argumentativos;
  • A Estrutura do texto dissertativo argumentativo;
  • Elementos articuladores do texto;
  • Tipos de argumentos;
  • Conjunções coordenativas e subordinativas;
  • Produção de texto argumentativo;
  • Linguagem do Romantismo: análise de textos;
  • Romantismo de Portugal: trecho da obra “Amor de Perdição” de Camilo Castelo Branco;
  • Romantismo no Brasil;
  • As gerações do Romantismo;
  • O Ultrarromantismo;
  • O Substantivo;
  • Uso do hífen de acordo com a nova ortografia;
  • O Adjetivo.
  • Pronomes.

2º BIMESTRE
  • Leitura e análise de textos jornalísticos – notícia e reportagem ;
  • Produção de texto jornalístico: reportagem ( iniciativas de trabalho voluntário na comunidade/ serviço comunitário);
  • Relatório de experiência (a partir da atividade prática);
  • Romantismo. A prosa
  • O romance indianista – fragmento de “O Guarani” de José de Alencar;
  • O romance regional – fragmento de “Inocência” de Visconde de Taunay;
  • O romance urbano – fragmento de “Memórias de um sargento de Milícias” de Manuel Antônio de Almeida e de “A Moreninha” de Joaquim Manuel de Macedo;
  • Leitura e análise literária de uma obra do Romantismo;
  • O verbo;
  • O advérbio;
  • A Interjeição;

3º BIMESTRE
  • A sequência tipológica dos textos nos diferentes gêneros (leitura e análise de textos de diferentes gêneros e identificação de sequências tipológicas utilizadas);
  •  O texto argumentativo
  • Retextualização ( gênero notícia em texto de opinião);
  • A história e a Linguagem do Realismo, do Naturalismo e do Parnasianismo;
  • Fragmentos para análise: “A missa do galo” de Machado de Assis, “ O cortiço” de Aluízio Azevedo e “Vaso Chinês de Alberto de Oliveira”;
  • O Realismo em Portugal - fragmento de “O primo Basílio” de Eça de Queirós;
  • Realismo e Naturalismo no Brasil
  • Machado de Assis – fragmentos de Quincas Borba e Memórias póstumas de Brás Cubas;
  • Aluísio Azevedo  e Raul Pompéia.
  • Leitura e análise literária da obra “Dom Casmurro” de Machado de Assis;
  • Morfossíntaxe;
  • Termos ligados ao verbo: objeto direto e indireto e adjunto adverbial;
  • Preposição, artigo e numeral.

4º BIMESTRE

  • A argumentação nos desenhos de imprensa (charge e tira);
  • O texto publicitário ( campanha comunitária);
  • Produção de texto de campanha comunitária
  • História e Linguagem do Simbolismo;
  • O Simbolismo em Portugal – Camilo Peçanha;
  • O Simbolismo no Brasil – Cruz e Souza;
  • Tipos de Sujeito;
  • Vozes do Verbo;
  • Termos ligados ao nome: adjunto  nominal e complemento nominal;
  • Termos ligados ao aposto e vocativo.


Avaliação

          O processo de avaliação nas aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira se dará de forma contínua, considerando tanto aspectos quantitativos como qualitativos e terá como objetivo uma avaliação formativa, que possibilitará  aos envolvidos reflexão sobre práticas e resultados; reflexão essa que resultará sempre em um diagnóstico que servirá como diretriz para redefinição de objetivos e reorganização  de  planos e estratégias.









* Os objetivos têm como base a nova matriz curricular do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.
**Os conteúdos  listados nesse plano podem ser alterados de acordo com as necessidades apresentadas pelos alunos durante o processo de ensino- aprendizagem e com as possíveis alterações no projeto do EMI – Ensino Médio Inovador.

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