sábado, 6 de abril de 2013

PLANO DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 2013



E.E.B. SÃO MIGUEL – SÃO MIGUEL DO OESTE – SC
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA INGLESA
PROFESSORA: LÚCIA MÜLLER
ENSINO MÉDIO: 1º ANO
ENSINO FUNDAMENTAL: 6º, 7º e 8º ANO
ANO: 2013

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

OBJETIVOS GERAIS DA LÍNGUA INGLESA
1-Cultivar a linguagem para um melhor relacionamento com o semelhante, como expressão do mundo interior e exterior do educando;
2-Levar o educando a considerar o estudo da Língua Inglesa como meio de penetração no pensamento e na cultura dos países que falam inglês;
3-Levar o educando a integrar-se  no mundo atual e independente, caracterizado pelo intercâmbio entre os povos;
4-Perceber a importância da Língua Inglesa, considerada hoje como instrumento de comunicação universal;
5-Reconhecer a presença da Língua Inglesa na nossa vida;
6-Oferecer ao aluno uma visão da beleza de sua própria língua;
7-Contribuir para que o aluno conheça outros povos e outras culturas, pois língua é expressão da cultura de um povo;
8-Auxiliar o aluno a ampliar sua visão de mundo, tornando-o um ser mais crítico e reflexivo.

CONCEITOS ESSENCIAIS
-Fala/escuta/leitura/escritura ( A partir de práticas  do cotidiano, podendo ser adequadas às diferentes realidades)
-Compreensão e produção escrita.

CONTEÚDOS

6º ANO

1º Bimestre
-Cumprimentos
-Apresentações (What´s your name/My name is.../I´m…)
-Formas abreviadas
-Comunicação em sala de aula (commands/ magic words)
-Cores/formas
-Dias da semana
-Perguntando e respondendo sobre idade
-Numerais  de 1 a 15
-Objetos de sala de aula

2º Bimestre
-O alfabeto
-Soletrando seu nome
-Apresentando membros da família
-Família
-Números de 16 a 100
-Pronomes pessoais (singular)
-Verbo “to be”(singular: affirmative, negative and interrogative form)
-Profissões
-Perguntando e respondendo sobre profissões
-Meses do ano (birthday)

3º Bimestre
-Adjetivos
-Pronomes pessoais(plural)
-Verbo “to be” (Singular and plural: afirmative/negative and interrogative forms)
-Descrevendo sentimentos
-Falando sobre frutas
-Aceitando e recusando ofertas
-Plural forms
-Falando sobre locais de origem (Where are you from?/ I´m from)
-Países, nacionalidades, adjetivos pátrios
-Pet animals

4º Bimestre
-Perguntar sobre horas e datas
-Chamar e atender contatos telefônicos
-Perguntando e respondendo sobre lugares
-Lugares da cidade
-Cômodos de uma casa
-Preposições (lugar)
-Where is/are?
-Descrever o que há num lugar
-Móveis
-Números ordinais
There is/ There are



7º ANO

1º Bimestre
-perguntar e responder sobre localização
-locais da cidade (estabelecimentos)
-Preposições (near, far from, beside, behind, across, in front of)
-Falar sobre si mesmo (partes do corpo humano)
-to have (present/affirmative form)
-Falar sobre posse (objetos esportivos/ esportes)
-Possessive case)
-Whose
-These/those

2º Bimestre
-Descrever o que as pessoas estão fazendo
-Verbos de ação
-Alimentos
-Present progressive: affirmative/negative and interrogative form
-Perguntando e respondendo sobre gostos pessoais
-Tipos de vídeo games, filmes, livros e programas de TV
-Falando sobre atividades no tempo livre
-Falando sobre meios de transporte
-Falando sobre rotina
-Simple present (affirmative form)

4º bimestre
-perguntando e respondendo sobre preço
-números até 1000
-How much...?
-Falar sobre planos futuros
-Presente progressivo vs Simple present
-Possessive adjectives
-Expressar opiniões (adjectives)
-Future with going to
-To be – simple past (affirmative, negative and interrogative form)
-Falar sobre atividades no passado
-Simple Past – regular verbs
-Expressando sentimentos
-Advérbios de modo


8º ANO


1º BIMESTRE
CONCEITOS: Práticas da fala/escuta, leitura/escritura, compreensão e produção escrita, a partir do cotidiano, adequadas à realidade dos alunos.
GÊNEROS TEXTUAIS: pequenas histórias, cartazes, blogs, imagens
CONTEÚDOS:
-Pedir informações sobre outras pessoas, ressaltando expressões importantes no contexto escolar
-Expressar opiniões
-Falar sobre objetos
-Diferenças de vocabulário entre Inglês Americano e Inglês Britânico
-Revisão do Simple Present e Simple Past
-Can (ability)
-Question words

2º BIMESTRE
 CONCEITOS: Práticas da fala/escuta, leitura/escritura,compreensão e produção escrita, a partir do cotidiano, adequadas à realidade dos alunos.
GÊNEROS TEXTUAIS: pequenas histórias, cartazes, cartão postal, propaganda, receita
CONTEÚDOS:
-Palavras homônimas e homófonas
-Pedir esclarecimento sobre o significado de uma palavra
-Adjetivos
-Dar opinião e justificá-las
-Falar sobre sentimentos
-Fazer comparações
-Comparative form of adjectives
-Superlative form of adjectives
-Contable and uncontable nouns: many, much, little, few, a lot of

3º BIMESTRE
CONCEITOS: Práticas da fala/escuta, leitura/escritura,compreensão e produção escrita, a partir do cotidiano, adequadas à realidade dos alunos.
GÊNEROS TEXTUAIS: panfletos, blogs, pequenas histórias, entrevistas, cartazes.
CONTEÚDOS:
-Expressar  sentimento e opinião
-Falar  sobre o futuro
-Formação do adjetivo
-Future with will
-Can, could/ may,might
-Have to

4º BIMESTRE
CONCEITOS: Práticas da fala/escuta, leitura/escritura,compreensão e produção escrita, a partir do cotidiano, adequadas à realidade dos alunos.
GÊNEROS TEXTUAIS: comunicação visual, pequenas histórias, cartazes, poemas
CONTEÚDOS:
-Expressar opiniões
-Perguntar e responder sobre pessoas famosas
-Expressões relativas a relacionamentos
-Verbos e seus complementos
-Should, must (n´t), have to
-Relative pronouns and adverbs: Who, Which, where, that



1º ANO

1º BIMESTRE
Gêneros textuais: anúncios publicitários, textos informativos, letras de música, vídeo clips de músicas, charges, tiras,  poesias.
- Apresentar-se e apresentar o outro;
- Perguntar e responder sobre pessoas da família;
-Descrever características físicas e psicológicas;
- Perguntar e responder sobre atividades diárias;
-Compreensão e produção de texto a partir dos gêneros trabalhados;
-Present Continuous;
- Simple Present;
-Frequency adverbs.

2º BIMESTRE
Gêneros textuais: manchetes, outdoors, mapas, informações turísticas, e-mails, blogs;
-Perguntar e responder sobre horas e datas;
-Chamar e responder contatos telefônicos;
-Descrever a casa e seus aposentos e mobiliários;
-Trocar experiências de viagem;
-Vocabulário relacionado à informática;
-Compreensão e produção de texto;
-Simple past;
-O adjetivo antes do substantivo;
-Future with going to
-Imperatives;

3º BIMESTRE
Gêneros textuais: itinerários turísticos, textos informativos, mapas, textos narrativos.
-Perguntar e responder sobre eventos do passado e do futuro;
-Descrever cidades e países;
-Falar de turismo;
-Dar conselhos sobre viagens;
-Falar sobre feriados;
-Expressar emoções;
-Past continuous
-Possessive adjectives and pronouns;
-Modal verbs;

4º BIMESTRE
Gêneros textuais:  atlas do corpo humano, receitas, menus, textos informativos.
-Corpo humano(órgãos internos e externos);
-Enfermidades frequentes;
-Perguntar e responder sobre produtos alimentares;
-Perguntar e responder sobre preferências;
-Escolher menu;
-Fazer comparações;
-Adjetivos;
-Substantivos contáveis e incontáveis.


AVALIAÇÃO

          O processo de avaliação nas aulas de Língua Inglesa se dará de forma contínua, considerando tanto aspectos quantitativos como qualitativos e terá como objetivo uma avaliação formativa, que possibilitará  aos envolvidos reflexão sobre práticas e resultados; reflexão essa que resultará sempre em um diagnóstico que servirá como diretriz para redefinição de objetivos e reorganização  de  planos e estratégias.




2 comentários:

  1. Ótimo material, gostaria que você publicasse também algum plano de curso para 2º e 3º ano do ensino médio!

    ResponderExcluir
  2. Este planejamento está baseado em algum livro didático? Se sim, qual?

    ResponderExcluir